A alergia consiste em uma reação do sistema imunológico em resposta a algum tipo de estimulo externo ou interno que provoca coceira, vermelhidão ou sinais nervosos no animal. Quanto maior for o contato do animal com o alérgeno, maior será a resposta podendo ate causar óbito.
Determinar quais substâncias estão provocando alergia ao seu bichano demandará tempo, paciência e compromisso de sua parte e da parte de seu veterinário.
RACAS GENETICAMENTE PREDISPOSTAS
-Beagle, Pastor Alemão, Poodle, Boxer, Lhasa Apso, Pug, Shih Tzu, Shar Pei, Dalmata, Buldogue Frances e Inglês, Golden Retriever, Schnauzer.
CAUSAS MAIS COMUNS
- Ingestão de leite, rações (grãos que contem a ração)
- Picadas de pulga, atopia Canina, plantas/grama.
- Pílulas hormonais (uso para evitar o cio em cadelas).
- Detergentes, sabão em pó e produtos de limpeza.
- La, poliéster e outros tecidos.
-Vermes, carrapatos, medicamentos.
SINTOMAS
- Coceira intensa, perda de pelos intensa.
- Lambedura excessiva no local da alergia, secreção nos olhos.
- Pele com machucados, crostas e inflamações.
- Ouvido frequentemente inflamado.
O QUE FAZER?
Diagnostico de exclusão.
- Pode ser feito exames específicos para alérgenos. Test dermatológico e de sangue pelo Medico Veterinário.
-Mudança na alimentação. Oferecer outras fontes de proteínas e carbohidratos.-Eliminação de agentes externos que tenham riscos de trazerem alergia ao animal. (produtos químicos, meio ambiente diferente, agua de bebida, cama onde dorme, apartamento, casa. Etc.
De todas formas, lembre-se que será o veterinário que deverá indicar a você sobre quais são as melhores opções para evitar que o seu animal de estimação sofra com estas incômodas reações, para que, assim, ele possa levar uma vida normal.